quinta-feira, 17 de novembro de 2022

AS CRIANÇAS E OS RISCOS DIGITAIS - PERSPECTIVA DA SAÚDE

 OMS CLASSIFICA VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS COMO DOENÇA

A classificação do transtorno dos jogos eletrônicos como uma doença pela OMS levanta o alerta sobre as consequências físicas e emocionais do tempo excessivo gasto em games, principalmente entre os jovens.


          No dia 18 de junho deste ano, o problema de David entrou oficialmente no rol de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificado como gaming disorder (transtorno dos jogos eletrônicos, em português). Trata-se, segundo a OMS, de um padrão de comportamento que prejudica a capacidade de controlar a prática dos games, de modo a priorizá-los em detrimento de outras atividades e interesses. A expectativa dos especialistas é que o reconhecimento do vício em games como um distúrbio mental resulte em medidas relevantes de prevenção e tratamento. “A classificação dá legitimidade ao problema, que deverá ter aquelas características determinadas para ser diagnosticado como transtorno dos jogos eletrônicos”, explica o Dr. Aderbal Vieira Junior, psiquiatra e coordenador do Ambulatório de Dependências do Comportamento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

 (Reportagem por Vício Dirtual)

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/oms-classifica-vicio-em-jogos-eletronicos-como-doenca-confira-sobre-o-assunto-na-reportagem-da-revista-leve/


 PESQUISA OBSERVA DIMINUIÇÃO DA MASSA CINZENTA DO CÉREBRO.

        

        Pesquisadores da Alemanha realizaram um estudo que dá pistas sobre os efeitos do vício em celular no corpo humano. Eles observaram, por exemplo, que o uso compulsivo do smartphone causou diminuição da massa cinzenta do cérebro, exatamente a mesma consequência provocada pelo uso contínuo de cocaína. Os cientistas da Universidade de Heidelberg alertam que esta área do cérebro é responsável pela visão, audição, fala, controle muscular e saúde mental.

Os pesquisadores realizaram ressonância magnética em 48 participantes e observaram que os 22 viciados em smartphones possuíam a massa cinzenta menor e com imperfeições, quadro bem diferente das 26 pessoas que não apresentavam dependência.

 Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo 

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/celular-pode-viciar-tanto-quanto-cocaina-e-outras-drogas-aponta-estudo.ghtml

             Podemos observar com estas materiais acima, que a situação é crítica, as crianças estão sujeitas a este tipo de situação, e a cada dia que os pais não olham para o problema com mais atenção, estão colocando seus filhos em riscos. Se os danos na vida de um jovem já são grandes, imagine na vida de uma criança, que está com sua mente em formação, principalmente na primeira infância, é hora de abrimos os olhos e ver a situação com os devidos cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades das Histórias

  ATIVIDADES DAS HISTÓRIA BIBLICAS Atividades do 1º DIA Atividades do 2º DIA